sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Primeiro Dia na Faculdade


Você estudou, se esforçou e entrou numa faculdade. Até aí tudo bem. Todo mundo curtiu as férias, passeou e viajou, mas agora que estamos no fim de janeiro, as aulas estão cada vez mais perto e começa a bater aquele nervosismo por ter que enfrentar o primeiro dia.

Calma, estamos aqui pra ajudar! Nós, Garota A e Garota B, nos formamos no Ensino Medio em 2010. Pois é, já temos dois anos de experiência com faculdade e vamos tentar ajudar você a passar por esse dia tão temido numa boa.

Vou dividir o post em tópicos pra facilitar, ok?

O QUE LEVAR:

Eu sei que você tá pensando que na faculdade ninguém usa caneta colorida, mas a verdade é que o seu estojo pode até ser o mesmo que você usava no colégio. Vale usar canetinhas coloridas, lápis ou uma esferográfica azul comum pra preencher o caderno.

Adoro essas canetinhas Stabilo!

Só tenha em mente que a matéria será maior, e consequentemente o assunto a ser copiado também será maior. Por isso, não perca muuuito tempo enfeitando e se preocupe em copiar o assunto! Eu costumo passar a matéria a limpo em casa, e só aí aproveito pra colorir tudo.



Ah, o post-it é um bom jeito de lembrar a data de provas e entrega de trabalhos, além de deixar tudo mais fofo!

Tenho vários, adoro os de cores clarinhas

Na bolsa ou mochila, não esqueça de levar a sua grade (seu horário de aulas) e um mapa do campus, se a sua universidade fornecer um. Ninguém quer se perder no primeiro dia, né?

Elle Woods linda com seu notebook.

Caderno ou notebook? Bem, no primeiro dia a maioria dos professores não dará aula, só fará aquela apresentação chata (diga seu nome, o colégio em que estudou e por que escolheu esse curso) e explicará como é a materia. É importante anotar o nome dos professores, os assuntos e a bibliografia indicada por eles! Por isso é melhor levar um caderno. Depois, a depender da sua necessidade (que varia de curso para curso), você decide se é realmente necessário levar um notebook. Eu, por exemplo, consegui ficar os dois primeiros semestres sem notebook, mas a partir do terceiro semestre o conteúdo ficou mais denso e as anotações cresceram, e como eu escrevo devagar, ficou quase impossível acompanhar sem um notebook.

Obs.: Tome bastante cuidado com suas coisas. Não é incomum haver casos de furto em faculdades (já aconteceu na minha!), como também não é incomum aparecer alguém louco atrás de um notebook/iPhone/carteira/qualquer-coisa-de-valor esquecido no banheiro/pátio. Meu celular não sai da minha bolsa e o meu netbook, quando não está na minha mão, fica dentro da capinha, que fica presa na cadeira por um cadeado (da Barbie hahaha).


meu netbook cansado de guerra e o cadeado da Barbie

O QUE VESTIR:

Eu sei, reclamamos dos uniformes escolares durante anos, mas agora que eles se foram nós ficamos meio loucas sem saber o que vestir! Hahaha

A roupa varia de curso pra curso e de turno pra turno. Vou explicar! O curso de direito, por exemplo, exige roupinhas mais arrumadas e não combina muito com short (os de alfaiataria estão liberados) e mini saia (de cintura alta pode, mas nada muito curto!), já no curso de publicidade, por exemplo, vale mostrar o seu estilo bem mais à vontade!

O turno (matutino, vespertino e noturno) em que você estuda também influencia na roupa. É comum pra quem estuda à noite ir direto do estágio para a faculdade, por isso as roupas são mais formais. 

Hora de pensar nesse look, né? Eu acho bom ir de calça no primeiro dia, pra ver como a galera de veste, se é permitido usar saia e short na sua faculdade (a FGV proibe! :O). Depois você arrasa mostrando as pernocas com os shorts mais lindos!

Conforto. Essa é a palavra chave pra faculdade. Você é uma caloura, vai andar de um lado pro outro conhecendo o campus/prédio e ainda vai levar trote (é o próximo tópico!). Por isso neeeem invente de usar salto ou algo desconfortável.

Separei uns looks bem legais pra servirem de inspiração na hora de escolher o que usar!



Sacaram que a dica é abusar dos cessórios, né? Como todo mundo já sabe, eles dão um up no look, e na faculdade não seria diferente.

Eu entendo que no primeiro dia a gente quer ir mais arrumada, afinal, é o primeiro dia, poxa! Vale usar um pouquinho mais de maquiagem e até um saltinho (nada muito alto ou fino). Tudo pra impressionar os veteranos! hahaha


 TROTE

Essa é a parte mais legal de ser caloura. Sei que tem gente que não gosta e que nem quer pensar em participar. Mas você só é caloura uma vez na vida (ou não, se você mudar de curso, como eu) e mesmo que não seja apenas essa vez, as próximas vezes não terão tanta graça quanto essa. Acredite em mim. Por mais estranho que pareça, pagar mico na frente de todo mundo, completar tarefas ridículas e ficar suja de todo o tipo de meleca e gosma é MUITO legal.

Não importa o tipo de trote (desde que não machuque ninguém), o mais longo ou o que é só sujeira, você vai se divertir. O meu trote, por exemplo, durou quase um mês! Todos os dias os veteranos iam nas salas dos calouros e aplicavam prendas, pegadinhas e diziam o que nós teríamos que levar/usar no dia seguinte, e quem não cumprisse tinha de pagar uma quantia, sempre por volta de dois reais. Teve de tudo: usar a coroa do Burger King, vestir a roupa pelo avesso, passar a manhã cuidando de um ovo (e morrendo de medo de jogarem em nós), meninas com roupa de menino e vice-versa e por aí vai... Eu consegui participar de quase todas as tarefas e não me incomodei em pagar quando descumpri alguma coisa. Ah, sabem pra que era o dinheiro arrecadado? Pra comprar as coisas (tinta, café, cola branca, glitter, graxa, dendê, violeta, entre outras melecas) para o grande trote. Esse mês de brincadeira foi finalizado quando nos pegaram de surpresa, nos amarraram e nos levaram para o posto de gasolina ao lado da faculdade. Lá foi só sujeira!

Ok, bate um certo desespero ao ver toda aquela sujeira em você, eu fiquei maluca no começo, mas depois resolvi curtir e acabei me divertindo de verdade. Mesmo.

A dica é: leve uma roupa (short e camiseta velhinha) e um par de Havaianas na bolsa, até o trote acontecer. No dia você estará preparada, e nos outros, continuará linda e arrumada! Fiz isso e ufa! minhas roupas foram poupadas da gosma toda!

Depois do trote vem a parte mais difícil: lavar o cabelo! É fato que os veteranos adoooram uma caloura de cabelo grande, é um prato cheio! hahaha Comigo não foi diferente, por isso resolvi fazer uma lista dos piores "ingredientes" usados:
  • Cola branca: morreu agora, né? Tá pensando que vai ter que cortar o cabelo? Calma, a cola branca só assusta! Ela sai fácil, só com água mesmo.
  • Violeta: é aquele remédio que usam pra problema de pele. Mancha tuuuudo de roxo! Na minha faculdade fizeram os calouros esfregarem isso nos dentes, e foi o maior desespero. Mas isso só mancha na hora, depois sai dos dentes. Já na pele... Se prepare pra usar manga e calça comprida por um tempo.
  • Graxa: Essa não sai fácil, de jeeeeito nenhum! Só com um banho bem tomado e muita água e sabão pra tirar a graxa.
  • Glitter: achou fofo? Só que NÃO! O glitter gruda no couro cabeludo e não sai por nada nesse mundo. Só depois de umas duas semanas eu fui conseguir tirar toda aquela purpurina da cabeça. Sim, durante esse meio tempo fiquei com a cabeça brilhando!
  • Café: é o pior de todos! O cheiro do café é impressionantemente forte e fica em você por MUITO tempo. Não adianta tomar vários banhos e lavar a cabeça muitas vezes, o cheiro fica! Fiquei muito tempo sem tomar café.

Esse foi o meu trote! Eu sou essa da ponta, de blusa verde e calça jeans rs
Além de toooooooda a diversão, o trote é ótimo para conhecer seus colegas de turma e também os veteranos. Hoje, posso dizer que um dos meus melhores amigos foi meu veterano e me sujou muito de tinta. E como eu também já fui veterana, dei trote. Só digo que o meu calouro marcado (calouro que você escolhe pra sujar mais e, consequentemente, receber mais atenção) hoje é meu namorado. Safadjeeenha Pois é, por mais incrível que pareça, o trote é um ótimo momento pra conhecer os gatinhos e se aproximar deles. Que tal tirar uma duvida sobre a faculdade ou sobre o trote?

o trote é o momento de dar o bote! hahaha
Bom, é isso. Assim é o primeiro dia na faculdade. Espero que você adore o seu curso e mais ainda a sua universidade! Estude, é claro, mas não morra se perder em uma materia ou outra. Acontece. Se divirta, saia, seja simpática e tente conversar com todos, lembre que serão seus futuros colegas de profissão e da mesma forma que você e um colega do colégio podem parar na mesma faculdade, você e um colega de faculdade podem parar na mesma empresa/escritório/consultório. Enfim, aproveite!

Obs.: Depois vou fazer um post sobre como estudar na faculdade, já que a falta de dever de casa e cobrança confundem muita gente!

Postado por Garota B.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá,nossa to muito nervosa,dia 22de abril vou começar a estudar administração,e não sabia o que levar ou fazer,fiquei tranquilha depois que li o blog muito legal,será que vai rolar trote?.

Sweet Makeup by Bruna disse...

gostaria muito que você respondesse a uma tag que tem como objetivo ajudar as pessoas que estão com duvidas do que fazer na faculdade, a tag se chama “Sobre minha faculdade” (a tag foi criada por mim) Aqui vai as perguntas.
1- Qual seu curso de graduação?
2- Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?
3- Porque você escolheu esse curso?
4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
7- Você se considera uma boa aluna (o)?
8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
11- Seu curso tem muita matemática?
12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.

Anônimo disse...

adorei o que vc escreveu Garota B (:
de certa forma me tranquilizou ,mas ainda tenho medo do inesperado :\
sempre fui muito na minha..tenho medo q algo de errado,sou mto mala e tenho medo que me julguem mal,sei lá..
nao sou boa nos esportes então n terei como me relacionar nessa parte..ah ..a palavra que resume esse momento:medo

Maluzinha S2 disse...

Ameei esse post, dia 10/02 é o primeiro dia, (recepção dos calouros), vou fazer ciências contábeis, eu estou ansiosa e nervosa, não sei o que devo comprar, o que devo usar, e não sabia dessa do "Trote", mas agora que li esse seu post, to mais tranquila, e vou ficar ligada, eu espero que de tudo certo, sou tímida, envergonhada,quero evitar pagar mico nos primeiros dias.

Garota A, Garota B disse...

Poxa, só vimos os comentários agora. Gostaríamos de saber quem foi a menina Anônima que comentou no dia 15 de setembro :( Mas de qualquer forma, esperamos que ela veja: Ei, fique tranquila, faculdade não é esse bicho de sete cabeças não! É quase como a escola, só que sem uniforme e com mais liberdade. É um lugar pra se reinventar, não conhecer a maioria das pessoas pode ser uma coisa (muito) boa, te força a ampliar o círculo de amizades. Relaxe! :)

Garota A, Garota B disse...

Ficamos felizes em saber que o post ajudou a tranquilizar vocês, era realmente essa a intenção! E no fundo, todo mundo fica nervoso no primeiro dia, até perceber que não tem nada demais. :)

Unknown disse...

Adorei

Unknown disse...

Começo a cursar direito em breve,amei o post,mas estou em duvida em qual roupa ir no primeiro dia?

Unknown disse...

Começo a cursar direito em breve,amei o post,mas estou em duvida em qual roupa ir no primeiro dia?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...